Quer receber dicas inéditas de turismo?

Conteúdo Exclusivo do Instagram, siga-nos também nas redes sociais.

Conheça o litoral do Rio de Janeiro e se encante!

O estado do Rio de Janeiro tem um litoral lindo, com praias para todos os gostos: agitadas, afastadas, perfeitas para o surf e muito mais. A seguir, elaboramos uma pequena lista com dicas de 10 praias para você desfrutar:

1. Barra da Tijuca

É a mais extensa praia do Rio de Janeiro com 18 Km de areias finas e claras, onde 6km são urbanizados com diversos serviços, como bares, restaurantes e quiosques, iluminação noturna e ciclovia.  O restante da praia, a partir da Avenida Ayrton Senna, não possui calçadão e é uma região de preservação ambiental, com águas mais limpas. Tem ondas fortes e é uma praia ideal para a prática de surf, windsurf, pesca de beira e bodyboarding, onde são realizadas etapas de campeonatos brasileiros e até mundiais.
Endereço: Av. Sernambetiba – Barra da Tijuca

2. Praia de Copacabana

A famosa Praia de Copacabana, que já apareceu em muitas novelas e filmes, abrange uma faixa larga de areia e contém inúmeros campos de futebol, vôlei e fute-vôlei. Além do mais, seu calçadão projetado por Burle Marx é sua marca registrada. É uma praia agitada repleta de quiosques  e sempre com muita gente caminhando,  tomando uma cerveja gelada no fim da tarde ou simplesmente contemplando o mar. Se você procura por tranquilidade, talvez seja melhor ir para outra praia mais afastada.

Endereço: Estende-se da Avenida Princesa Isabel até o Forte de Copacabana.

praia de copacabana

praia de copacabana

3. Praia do Leblon

Menor do que a de Ipanema, possui aproximadamente 1,3 km de extensão, e é muito frequentada por ciclistas e praticantes de cooper. Porém, apesar da beleza, é necessário sempre consultar os boletins de balneabilidade antes de entrar no mar, visto que em alguns dias suas águas não são recomendadas para o banho.


Está gostando do post?
Então assine a nossa newsletter para receber
informações inéditas sobre os melhores destinos do mundo.


Endereço: Começa no Jardim de Alá e termina na encosta do Morro Dois Irmãos

4. Praia do Arpoador

Nela você vai encontrar o parque Garota de Ipanema, com quadras de esporte e pistas de skate. Suas ondas fortes são adoradas por surfistas de todo o país. É um dos lugares prediletos de muitas pessoas que  vão até lá para ver o por do sol.

Endereço: Entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto.

5. Praia de Ipanema

É conhecida pelo mundo todo graças à música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e é uma das praias mais badaladas do Rio de Janeiro. Possui aproximadamente 2 km de extensão, com toda infra-estrutura para os turistas, como bons hoteis e restaurantes, além de sanitários e chuveiros. Muitos banhistas praticam esportes aquáticos como surf e bodyboard, mas na areia há muitas quadras e aparelhos para ginástica. O calçadão fica repleto daqueles que gostam de fazer cooper ou apenas um passeio a beira mar.

Endereço: Começa no Arpoador (R. Francisco Otaviano com Av. Vieira Souto) e termina na Praia do Leblon no canal do Jardim de Alah (entrada e saída das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas).

Praia de Ipanema

Praia de Ipanema

6. Prainha

Cercada por morros com vegetação típica da Mata Atlântica, é considerada um santuário ainda preservado. Possui aproximadamente 150 metros de extensão, areias claras e um manancial de água doce. Além do mais, está localizada em área da Proteção Ambiental. É um lugar tranquilo, muito frequentado por surfistas e já foi até mesmo palco de campeonatos de surf.

Endereço: Av Estado da Guanabara, Recreio dos Bandeirantes

7. Praia do Farol – Arraial do Cabo

Já foi considerada a praia mais perfeita do Brasil pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), graças à sua beleza de tirar o fôlego de qualquer turista.  Porém, seu acesso é  restrito para barcos autorizados, uma viagem de aproximadamente 40 minutos, devido ao fato da ilha ser controlada pela Marinha.

Distância de outras cidades: Cabo Frio – 15 km; Búzios – 38 km; Rio de Janeiro 170 km.

8. Praia de Itacoatiara – Niterói

Considerada uma das mais belas praias do litoral de Niterói, é rodeada de montanhas verdes. Tem ondas altas que atraem os surfistas, mas também possui uma piscina natural tranquila ideal para os banhistas.  Seu acesso é por apenas uma via, e para chegar até lá é necessário atravessar um condomínio residencial, a cerca de 30 minutos do centro.

Endereço: Av Beira Bar, Itacoatiara

Distância de outras cidades: Rio de Janeiro – 21 km; Maricá – 50 km

9. Barra de Guaratiba

Localizada entre manguezais, mata atlântica e restiga de marambaia, faz parte de uma reserva ecológica. Possui águas tranquilas e tem estrutura de casas, bares e um morro urbanizado. Para melhorar, a Barra de Guaratiba é conhecida como centro gastronômico e há vários restaurantes rústicos na beira da estrada, famosos pelos crustáceos e peixadas. Seu acesso se dá pela estrada Roberto Burle Marx ou estrada da Barra de Guaratiba, a cerca de 45 km do centro.

Endereço: Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro

10. Prainhas do Pontal – Arraial do Cabo

As duas belas praias são separadas por rochas que se tornam uma enseada apenas quando a maré está cheia. Possuem areias claras, águas azuladas e cristalinas que as fazem parecer como uma grande piscina, perfeita para aqueles que gostam de mergulhar. Além do mais, da areia os banhistas têm vista para a Ilha do Farol.  O acesso até às Prainhas se dá por uma escadaria íngreme com 244 degraus, a partir do Morro do Atalaia, porém há como ir de barco.  Está a 4 km do centro.

Distância de outras cidades:

Cabo Frio – 15 km

Búzios – 38 km

Rio de Janeiro 170 km

Camila Alves
Adoro viajar e descobrir coisas novas. Para mim, o mundo é um poço de descobertas e viajar é a ferramenta para se descobrir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Busca de Passagens em Promoção

Translate »